Curso
Interpretar o Apocalipse: Imagens de crise e de esperança

Agosto 2020

O Apocalipse de João é um texto que fascina a humanidade. Suas imagens misteriosas e sua narrativa surpreendentes nos causam admiração, encanto, mas também pavor. Devido a seu potencial simbólico tem sido travada na cultura ocidental uma batalha de interpretação em torno desse texto. Por um lado, desde o Medievo ele é um texto central na espiritualidade da cristandade, sendo revisitado e recriado por místicos, visionários, artistas e revolucionários. O Apocalipse tem sido, dessa forma, atualizado e recriado para expressar as angústias, temores e anseios mais profundos da sociedade. É “revelação”: desvelamento da experiência profunda do mundo, do encontro do ser humano com o Cristo, para muitas gerações. Por outro lado, o Apocalipse também tem sido domesticado, quando não calado. Ele foi transformado em mapa de fim de mundo, em previsão de notícias de jornais, um horóscopo tão impreciso quanto assustador. Não é à toa que diferentes discursos fundamentalistas cristãos buscam construir suas visões de mundo a partir desse livro.

Nesses tempos de pandemia o Apocalipse e seus símbolos voltaram à tona. Muita gente se refere ao ano 2020 como um tempo de “fim de mundo”, tempo do Apocalipse. Podemos superar esses medos paralisantes por meio da redescoberta desse texto fundante de nossa cultura, adentrando em seus misteriosos jogos de interpretação, jogos que não se resumem a prever eventos isolados, ao contrário, inserem nossa realidade numa narrativa total e multifacetada, integradora e radical.

Neste curso oferecemos uma introdução ao Apocalipse de João voltada para pessoas – religiosas ou não – interessadas em explorar sua radical espiritualidade em suas visões, com sua riqueza imagética e em toda a sofisticação de sua arquitetura narrativa. O curso está estruturado em quatro sessões de 80 minutos:

1 – O Apocalipse de João: sua origem no judaísmo e lugar no cristianismo das origens. O Apocalipse de João no contexto da apocalíptica judaica. Um esboço histórico das ideias apocalípticas. O papel do Apocalipse de João na história do cristianismo primitivo. Quem escreveu? Para quem? Em que contexto histórico?

2 – O Apocalipse de João e sua estrutura visionária. Como ler uma obra visionária? Como se articulam imagens e narrativas nela? Apresentação e análise da estrutura da narrativa visionária do Apocalipse.

3 – Linguagem apocalíptica como mito. A forma do mito apocalíptico e sua composição imagética e emocional. Interpretação de imagens densas como espiritualidade. Exercício de interpretação em Apocalipse 12.

4 – As recriações do Apocalipse na história. Quais as principais escolas de interpretação do Apocalipse? Quais elementos do Apocalipse moldaram o imaginário religioso do ocidente? O Apocalipse nas artes. O Apocalipse no nosso tempo. Exercício: Interpretar o Apocalipse em retábulos em cenas de filmes.

 

Cada aula será acompanhada com um guia enviado pelo professor. Haverá indicações de bibliografia, questões e projetos para aprofundamento de cada tema.

O curso será oferecido na plataforma ZOOM, e o ingresso se fará por meio de senha enviada ao aluno.

Escreva para contato@profpaulonogueira.com.br para maiores informações, valor e inscrição.
Ou envie o formulário abaixo:

    Nome
    Sobrenome
    E-mail
    Telefone
    Assunto
    Mensagem