Curso
Os Hereges

Oferecido em Outubro de 2020

Ainda é possível ter acesso a gravação desde Curso.

Escreva para contato@profpaulonogueira.com.br para maiores informações.
Ou envie o formulário abaixo:

    Nome
    Sobrenome
    E-mail
    Telefone
    Assunto
    Mensagem

    O que sabemos sobre Simão Mago? E sobre Marcos, o gnóstico? Temos informações confiáveis sobre Montano, Valentino, Marcião, Nicolau e Cerinto? O que sabemos sobre Helena, Maximila, e Priscila? Nós só temos informações sobre esses e tantos outros hereges por meio de textos do cristianismo antigo que os criticavam com veemência, com o uso de retórica incisiva. No entanto, ainda assim podemos reconstruir algo de suas doutrinas e de suas práticas religiosas por meio de análise crítica das fontes que os rebatiam.

     

    Estudar os hereges é um exercício intelectual e espiritual. Por um lado, nos permite compreender a riqueza das crenças e práticas dos primeiros cristãos, da mesma forma que podemos adentrar em seus debates e disputas internas por poder. Por outro lado, em tempos em que tolerância religiosa é um assunto urgente em nossas pautas políticas e teológicas, abrir nossas perspectivas de compreensão das origens é muito mais que um exercício exótico. Os hereges também são, de alguma forma, espelhos de nós mesmos, projeções de nossas identidades.

    O curso é estruturado em três partes:

    • O que é um herege? A história de um conceito. O papel dos grupos heréticos nas origens do cristianismo. O herege como “o outro” e como nosso espelho.
    • Como reconstruir doutrinas e práticas religiosas dos hereges e dos seus grupos religiosos? Técnicas de análise do vocabulário e da retórica empregada contra eles.
    • Três estudos de caso do segundo século: Marcos o Gnóstico, Montano e Marcião.

     

    Inscrições: https://www.even3.com.br/historiadaigreja/

    Mais informações: contato@profpaulonogueira.com.br